27 de dez. de 2011

Mantenha o foco no AQUI e AGORA!


Num mundo de rápida mudança e incerteza, a capacidade de focar e se concentrar no que faz no exato momento, nos permite obter maior qualidade no trabalho e em nossa vida pessoal. É tão fácil entender isso, mas normalmente nos perdemos em pensamentos.

Acontece sempre, seja quando duas pessoas conversam e uma não presta realmente atenção na conversa, ou em uma reunião onde se pensa em outro problema enquanto os outros discutem algo em comum, ou ainda, quando se vai para casa mas deixa a cabeça na empresa e vice-versa. Esse hábito pode levar à perda da qualidade pessoal e profissional.

Algumas consequências disso:

-Perda da criatividade, pois a mente está ocupada na hora;
-Diminuição da capacidade de escutar atentamente, desmotivando os outros; 
-Diminuição da qualidade de vida, como não consegue se desligar do trabalho isso afeta o relacionamento em casa e a capacidade de renovar as energias.

O ideal é aprendermos a nos concentrar e separar os diferentes papéis que desempenhamos na vida, isso trará muitos benefícios:

- Mais produtividade e qualidade, ao evitar distrações;- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ao dividir os papéis;- Relações mais satisfatórias, ao escutar atentamente;- Menos stress, mais paz de espírito, ao não acumular preocupações;- Melhor criatividade, ao equilibrar a vida e colocar as idéias no lugar.

A importância de viver no presente é uma aptidão básica para aumentar a eficiência e melhorar a vida. Podemos utilizar várias formas para estabelecermos limites entre trabalho e a nossa casa, basta criarmos alguns lembretes ou sinais, algo que nos faça concentrar e focalizar na pessoa ou atividade do momento, até adquirirmos o hábito. 

Acho que essa frase se encaixa bem no contexto: " O caminho mais curto para fazer muitas coisas é fazer apenas um coisa de cada vez." (Samuel Smiles). Difícil, mas não impossível!

Não tenho dúvidas que a Qualidade começa em nós!

Fonte: The Leadership Press, Inc. & Senn-Delaney Leadership Consulting Group, Inc.

Um comentário:

willian disse...

Muito bom!