3 de jun de 2010

14 pontos de Deming

Deming criou o chamado “método Deming de Administração”, baseado em 14 pontos gerenciais, para a melhoria da qualidade:

1. Criar uma Constância de propósito em prol da melhoria do produto e do serviço, para tornar-se competitivo, permanecer no negócio e oferecer empregos.

Neste ponto, Deming sugere que a empresa, ao desenvolver suas atividades, não esteja apenas focada no lucro, mas no real propósito da organização existir: “...proporcionar bens e serviços que ajudem a melhorar o padrão de vida da humanidade” (Aguayo, 2002:162). Requer que a companhia torne claro o seu propósito, reconheça e mantenha o seu foco independente da situação que a empresa encontrar-se. A adoção de novos valores é um processo lento e gradual que deve ser levado em conta à cultura existente na organização. Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência.

2. Adotar uma nova filosofia, onde os erros e negativismos sejam inaceitáveis.

Requer que a companhia aceite a nova filosofia. É possível levantar as esperanças e expectativas do pessoal de uma companhia, mas depois desapontá-las quando a mudança necessária à restauração do orgulho de si mesmo e de seu trabalho não são feitas. “Instituir métodos e técnicas sem alterar a filosofia administrativa de uma empresa, não levará a resultados rápidos” (Aguayo, 1993:173).

3. Eliminar inspeção em massa, pois a qualidade não é fruto da inspeção, e sim, do aperfeiçoamento do processo.

A inspeção é uma ferramenta útil, mas limitada. A partir do momento que a garantia da qualidade fica apenas limitada a gabaritos, aparelhos de medição, etc. há o risco de que erros cheguem ao cliente. “a inspeção... não é a maneira de garantir ou melhorar a qualidade”. A qualidade deve estar incorporada, desde o início.

4. Cessar a prática de avaliar as negociações apenas com base nos preços.

Os custos são importantes para a empresa, mas se o baixo custo significar baixa qualidade, isso poderá afetar negativamente o produto final. Muitas vezes a qualidade do produto final pode ser atribuída a materiais de baixa qualidade usados na produção.

5. Melhorar sempre o sistema de produção e serviço.

A inovação promove maiores chances de sobrevivência para a empresa, deve ser contínua. A melhoria não deve ocorrer somente na fábrica, mas sim em toda empresa, todos os departamentos devem estar comprometidos com o aperfeiçoamento contínuo. Vale ressaltar que a solução de um problema não constitui aperfeiçoamento de um processo.

6. Instituir o treinamento.

O treinamento possibilita aos empregados as informações necessárias sobre a importância e a maneira de executar suas tarefas. É muito comum empregados que dependem de instruções que não correspondem com a realidade de sua tarefa e aprendem suas atividades com colegas de trabalho. Muitas vezes o treinamento é pouco ou inexistente.
Embora nem sempre os resultados sejam evidentes, sempre compensa realizar o treinamento, pois proporciona capacitação e conhecimento.

7. Instituir a liderança.

Os empregados sabem exatamente quais são os empecilhos que os desmotivam: fabricar o produto sob pressão, perder tempo com retrabalho, ferramentas ruins ou inadequadas, problema com materiais adquiridos e o descaso da gerencia diante de suas idéias e sugestões . Por isso, os líderes representam um papel essencial na qualidade. São os agentes primários para a melhoria. Eles devem formar a confiança, trabalhar para criar um ambiente no qual os trabalhadores sintam orgulho e atinjam os objetivos da organização.

8. Afastar o medo.

Para se conseguir melhor qualidade e maior produtividade, é preciso que as pessoas sintam-se seguras, sem medo de expressar suas idéias ou tentar tirar dúvidas. Mas, é tão raro a organização resolver um problema apontado por um funcionário que normalmente o reprime e o desestimula de tal forma, que ele tende a não mais contribuir com informações de não conformidades, equipamentos com problemas e fatores relevantes para a realização do produto final.

9. Eliminar as barreiras entre as áreas de apoio.

Todos os departamentos devem trabalhar com o mesmo foco, como uma equipe; afinal estão interligados entre si.

10. Eliminar Slogans, exortações e metas para os empregados, exigindo zero defeito e novos níveis de produtividade.

“Slogans do tipo zero defeito ou faça certo da primeira vez podem estabelecer desestímulo aos que não conseguem atingir as metas. E como alguém poderá fazer certo da primeira vez, se o material usado está fora de gabarito, ou se a máquina não funciona perfeitamente?” (Aguayo, 1993:203).

A administração precisa primeiramente proporcionar os meios, para assim cobrar os fins. Isso ocorre também em relação aos objetivos numéricos, se não há métodos para atingi-los será inútil estabelecê-los, e essa função cabe a administração e não aos empregados.

11. Eliminar cotas numéricas, e substituir por liderança, eliminando os padrões de trabalho e gerenciamento por números.

A imposição de cotas e metas numéricas é um dos maiores causadores do medo na empresa. Ao invés do estabelecimento de cotas, a organização deve instituir a liderança. A qualidade só atingirá um grau de melhoria quando atingir este nível.
Uma empresa que apresenta um ambiente de reconhecimento e receptividade de sugestões reforça o sentimento de orgulho nos funcionários, tornando-os mais produtivos do que os empregados que são avaliados somente pela quantidade que produzem.

12. Eliminar as barreiras que tiram do trabalhador o direito de se orgulhar de seu trabalho.

Aguayo (1993:247-248) ressalta algumas barreiras levantadas por Deming, que impedem o sentimento de orgulho no trabalhador, tais como: falta de direção, falta de metas e objetivos claramente definidos, a existência de objetivos conflitantes, informações insuficientes, ansiedade quanto ao prazo, falta de comunicação, falta de autoridade para solução de problemas simples, burocracia, medo, treinamento ineficaz, falta de definição do produto ou muitas alterações durante a sua realização, dentre outros.

13. Instituir um programa sólido de educação e retreinamento.

Deve ser estabelecido um programa de retreinamento que permita aprimoramento das pessoas, elas devem estar aptas às mudanças que se façam necessárias. A organização deve incentivar seus funcionários a realizarem cursos para que adquiram o conhecimento necessário para ajustá-las a novas funções e responsabilidades.

14. Todos devem agir no sentido de concretizar a transformação (atingir os 13 pontos acima).

A alta administração tem que aceitar a responsabilidade primordial de melhorar continuamente os processos, produtos e serviços da organização. A transformação é uma tarefa que compete a todos pois devem ter consciência da necessidade da melhoria contínua da qualidade, para isso é necessário ter foco na satisfação de seus clientes internos e externos.

Deming sugere o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), para auxiliar na busca da melhoria dos métodos e procedimentos:
• Planejar – estudar o processo e decidir que mudança será necessária;
• Fazer – execução da mudança e se necessário realizar teste;
• Verificar – observar os efeitos da mudança ou do teste;
• Agir – estudar os resultados e tomar as ações necessárias.

Fonte: a) Dr. Deming o Americano que ensinou a qualidade total aos japoneses- Rafael Aguayo. Rio de Janeiro: Record 1993. b) O método Deming de administração- Mary Walton. Rio de Janeiro: Marques Saraiva 1989.

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito, estava a procura desta informação e não havia encontrado de forma tão completa... lindo!!!rs

(linda também)
Junior/RJ